Sou Professor Federal. Como defender meus direitos?

Não vamos criticar um partido ou figura política, mas lembrar de como o desempenho das atividades do professor federal tem sofrido com medidas de cortes de verba e ataques ao seu trabalho nos últimos anos.

O orçamento de cada ano é votado no ano anterior, ou seja, o orçamento disponível para 2019 foi votado em 2018. Os discursos de membros do governo vão na direção de diminuir o orçamento para a educação nos próximos anos. Mas mesmo um orçamento aprovado, não garante sua utilização, já que se tornou prática comum, contingenciar boa parte desta verba. Os professores já estão sentindo a falta de verbas, inclusive de custeio, em seus campi.

Parece um bom momento para fazer a pergunta: por que os professores devem se filiar ao Sind-Proifes?

Certamente não desejamos que nosso trabalho como professor ou professora seja interrompido ou prejudicado na sala de aula, na pesquisa ou na gestão. Mas em um contexto de incertezas, as preocupações são maiores do que essas.

Como manter e proporcionar à minha família um padrão de vida decente, quando tenho que vigiar constantemente a política de reajustes de salário, que podem corroer meu poder de compra?

Como garantir a manutenção de direitos básicos de previdência, onde todo dia se formulam novas propostas que reduzem meu benefício e determinam tempo de contribuição e idade mínima cada vez maiores? Será que vou conseguir me aposentar algum dia?

Eu quero ser professor, eu quero ser professora, e não quero arriscar o sustento da minha família toda vez que defendo minha liberdade acadêmica. Quero ter assegurado a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, o pluralismo de ideias e concepções no ensino, especialmente o universitário, bem como a autonomia didático-científica.

Eu quero ser professor, eu quero ser professora, e trabalhar com os recursos necessários para desempenhar plenamente as atividades inerentes ao ensino, pesquisa, extensão e gestão, e poder oferecer resultados de qualidade a sociedade.

Eu quero ser professor, eu quero ser professora, mas exijo ser tratado de forma justa, profissional e respeitosa.

Como garantir tudo isso?

Comandando uma sala de aula, um grupo de pesquisa, uma coordenação ou gestão, somos grandes especialistas, profissionais únicos com muitas responsabilidades, mas pouquíssimo poder.

Eu quero ser professor, eu quero ser professora, e como não posso negociar com sucesso nenhuma dessas condições apenas como uma pessoa, preciso me unir a um grupo maior, com os mesmos interesses, para que possamos trabalhar e negociar essas condições para todos nós juntos.

O que é um Sindicato de Professores como o Sind-Proifes?

Primeiro, vamos apresentar a ideia de organizar um grupo. Um sindicato é uma organização de profissionais que trabalha para proteger seus direitos e interesses. Portanto, um sindicato de professores como o Sind-Proifes, é uma organização de profissionais de ensino que trabalham para proteger seus direitos e interesses. É simples assim.

Esqueça os estereótipos de sindicalistas barbudos querendo usar a categoria como massa de manobra para fazer a revolução russa. Nosso sindicato tem vários professores com um perfil muito parecido com o seu, já que somos um grupo bem heterogêneo. Como deve ser.

Existem vantagens na sua filiação ao Sind-Proifes. Veja algumas delas:

  • O Sind-Proifes pode fornecer proteção legal e aconselhamento jurídico para questões da carreira. No contexto atual, esta proteção sozinha faz valer a pena se filiar.
  • O Sind-Proifes pode lhe permitir ser uma voz nas discussões de tendências educacionais, debates e tópicos sobre educação, carreira e temas relevantes da sociedade.
  • Pertencer ao nosso sindicato, vai permitir participação na construção de propostas e nas negociações contratuais e trabalhistas.

O Sind-Proifes, junto a outros 11 sindicatos de professores federais, negociaram através do Proifes Federação, os acordos da nossa categoria nos últimos dez anos. Conseguimos grandes conquistas nesse período, mas agora a dinâmica do nosso trabalho sindical, muda bastante. Os sindicatos vêm sofrendo ataques na clara intenção de desmobilizar os professores. Precisamos trabalhar para preservar direitos, e garantir o poder de compra de nossos salários. Nosso papel principal é representar os professores da nossa categoria. 

Pense na importância de manter nossas condições de trabalho, direitos trabalhistas e previdenciários, poder de compra de nossos salários.

Pense na importância de se filiar. Cada um é importante. Há força nos números. Quanto mais membros um sindicato tem, maior é sua voz.

Tire suas dúvidas em sind.proifes@gmail.com