Nota do II Encontro do GT Direitos Humanos

Aconteceu no dia 20 de setembro de 2018 na Universidade Federal de São Carlos, o “II Encontro Nacional do GT Direitos Humanos: Gênero, raça/etnicidade e sexualidades”, o evento foi marcado por profundos debates com o objetivo de encontrar soluções urgentes para problemas que permeiam as diferenças sociais na sociedade e nos espaços educacionais. A ADUFSCar, sindicato que representa os professores Federais das Cidades de São Carlos, Araras, Sorocaba (SP), recepcionou os participantes nas suas instalações, tornando o encontro exitoso. O Sind-Proifes contou com a participação da Vice-Presidente professora Juliana Ramires do IFNMG (Minas Gerais), membro do GT Direitos Humanos do PROIFES.

O Sind-Proifes contribuiu com o convidado/palestrante professor Danilo Lima Carreiro do IFNMG (Minas Gerais) para participar da mesa I com o tema: Conjuntura nacional na perspectiva dos direitos humanos, que dissertou sobre os ataques e a intolerância contra a comunidade LGBTQ. Os palestrantes da mesa I contribuíram de forma profícua com a situação política e social na conjuntura atual inserida na campanha eleitoral.

Na parte da tarde, a mesa II continuou com os debates, apresentando histórias vivenciadas por professores membros do GT Direitos Humanos que provocaram emoções nos participantes do encontro. No final do evento foi redigida e aprovada a Carta de São Carlos, com o objetivo de sensibilizar eleitores e candidatos apoiarem a defesa de um projeto de um país inclusivo, respeitando as diferenças e que possa garantir os direitos de cada indivíduo, principalmente para as populações historicamente marginalizadas, perseguidas e invisibilidades na sociedade brasileira.