Sindicatos de professores do RJ decidem manter ‘greve pela vida’, contra a volta às aulas presenciais

Em assembleias virtuais realizadas no último sábado (10), sindicatos de professores do RJ decidiram manter a “greve pela vida”contra a volta às aulas presenciais.

Tanto o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) quanto o Sindicato dos Professores do Município do Rio (Sinpro-Rio) sustentam que a posição contrária à volta do trabalho presencial nas unidades escolares é uma forma de resguardar a saúde da categoria, dos alunos e da população em geral.

“Nós reafirmamos que a ciência tem que ser levada em consideração em primeiro lugar. Nenhum instituto ainda apresentou estudos seguros de um retorno prudente das atividades presenciais nas escolas”, afirmou Elson Paiva, diretor do Sinpro-Rio.

“Nós observamos que algumas escolas abertas estão apresentando casos de Covid-19 entre alunos e professores. Infelizmente, nós, com as escolas abertas, aumentamos os índices de contaminação”, emendou.

Rede estadual volta dia 19

O governo do RJ prevê que as aulas do 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino sejam retomadas de forma presencial na próxima segunda-feira (19). Ao todo, são 126 mil inscritos nessa série.

A prioridade são os alunos que vão fazer as provas do Enem. Serão cerca de 35 dias letivos — com possibilidade de aulas aos sábados — até a data da primeira prova, em 17 de janeiro.

A modalidade de ensino remoto, no entanto, seguirá sendo oferecida para alunos do último ano que preferirem por ficar em casa.

Em entrevista no Palácio Guanabara na última sexta-feira (9), o governador em exercício Cláudio Castro e o secretário de Educação, Comte Bittencout disseram ainda que alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio não vão retomar as atividades presenciais este ano.

Esse grupo receberá material escolar em casa a partir da próxima semana para acompanhar as aulas, segundo o secretário.

“Não dá para falar em voltar praia e cinema e os nossos jovens estarem fora da sala de aula. A nossa meta é fazer um retorno seguro. Queremos trazer conhecimento e preparar estes jovens para a vida”, explicou Castro.

No dia seguinte, o governador em exercício testou positivo para Covid-19.

FONTE: G1 - https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/10/12/sindicatos-de-professores-do-rj-decidem-manter-greve-pela-vida-contra-a-volta-as-aulas-presenciais.ghtml