Em meio a sua agenda na capital federal com autoridades do governo Lula, a deputada Beth Sahão conquistou um importante respaldo para sua missão de estabelecer uma universidade federal em Catanduva. Durante um encontro no Palácio do Planalto nesta terça-feira, 24, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, expressou seu apoio entusiasmado à causa da deputada.
"Estou muito feliz com a nova luta da deputada Beth Sahão, que é levar uma universidade federal para Catanduva. Se tem alguém que pode realizar esse feito, é uma parceria do presidente Lula com a Beth. O presidente Lula já expandiu as universidades federais nos seus dois primeiros mandatos e agora, nesta gestão, está nos seus planos expandir ainda mais", declarou Padilha.
A iniciativa de Beth recebeu um acolhimento caloroso de Padilha, reforçando uma mobilização intensa que a deputada tem liderado desde o início de seu novo mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Com um ofício já entregue ao ministro da Educação, Camilo Santana, solicitando a criação do campus avançado da UFSCar em Catanduva, a deputada já realizou duas reuniões técnicas no Ministério da Educação com o mesmo objetivo em visitas anteriores a Brasília.
“O ministro Alexandre Padilha é um parceiro de tantas lutas, por isso sei que posso contar com seu apoio para a instalação de um campus federal em Catanduva, assim como para obtenção de recursos para a região. Também estamos trabalhando em busca de novas unidades básicas de saúde e de creches, obras habitacionais e de infraestrutura para todo noroeste paulista, região que o ministro tanto conhece e sempre tanto tem ajudado”, enfatizou a deputada.
No documento oficial endereçado ao ministro da Educação, a deputada ressaltou que a implantação de um campus federal em Catanduva não apenas abriria oportunidades educacionais, mas também impulsionaria a formação de profissionais qualificados e contribuiria para o desenvolvimento econômico e social do interior de São Paulo, além de colaborar para a redução das disparidades socioeconômicas.
Foto: Luiz Henrique Jorge, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons