Mesa Internacional discute educação pública no XXI Encontro Nacional do PROIFES

Na abertura do XXI Encontro Nacional do PROIFES-Federação, realizado nesta quinta-feira (31), a Mesa Internacional reuniu lideranças sindicais e educacionais da América Latina e da CPLP para debater os desafios globais da educação pública.

Entre os temas abordados, destacaram-se a mercantilização da educação, a solidariedade internacional, a valorização docente, a autonomia universitária e a importância da cooperação entre países lusófonos. Foram enfatizadas ações em fóruns como o G20, a defesa do financiamento público da educação e o fortalecimento de campanhas internacionais em favor da educação pública, gratuita e democrática.

Entre os participantes do Encontro Nacional, destacam-se os representantes do SindProifes: o presidente Ênio Pontes, o diretor Reginaldo Soeiro e o conselheiro Gil Vicente. Em sua intervenção, Ênio Pontes reforçou a fala de Gabriela Bonilla ao afirmar:

"A educação pública atravessa uma crise profunda que compromete diretamente o desenvolvimento científico, social e tecnológico do Brasil e dos países de língua portuguesa. Precisamos garantir investimentos adequados e políticas estáveis que fortaleçam a universidade pública como espaço estratégico de produção de conhecimento, inovação e inclusão. É urgente ampliar a cooperação entre nossos países lusófonos para enfrentar desafios comuns com soluções solidárias e sustentáveis."