Professor Soeiro, diretor do Sind-Proifes, desempenhou um papel destacado nas etapas municipais, intermunicipais e estadual da Conferência Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Sua participação começou na Conferência Municipal de São Bernardo do Campo nos dias 6 e 7 de outubro. Na sexta-feira, integrou a mesa de abertura, representando o FEESP e o PROIFES, destacando a importância da conferência. Durante a discussão do Eixo VI - Financiamento no sábado, apresentou uma proposta aprovada e participou ativamente dos debates sobre outras propostas.
Em seguida, na Conferência Intermunicipal de Guarulhos nos dias 20 e 21 de novembro, repetiu seu papel na mesa de abertura, reiterando a relevância do evento. Ele ressaltou o desafio do curto prazo para a realização das conferências devido ao orçamento deste ano ser proveniente do governo passado. Novamente, durante os debates do Eixo VI - Financiamento, aprovou uma proposta e contribuiu nas discussões de outras.
No dia 28 de outubro, o professor participou da Conferência Intermunicipal do ABCDMRR, abordando a importância de aprovar propostas significativas para a educação do país, visto que seria a criação de um documento inovador.
Em 7 de novembro, o professor Soeiro visitou a UNIFESP Pimentas, em Guarulhos, para avaliar as instalações visando à realização da conferência. O espaço, aprovado, conta com um teatro para 600 pessoas, um auditório para 100 pessoas e seis salas de aula para os demais eixos em discussão.
Na etapa estadual nos dias 17 e 18 de novembro, o professor participou da mesa de abertura, representando o SIND-PROIFES, enfatizando a importância de solicitar tudo o que for necessário por meio de emendas. O palestrante principal, Professor Luiz Dourado, destacou a contribuição de Soeiro durante sua fala. No sábado, coordenou a mesa do Eixo VII - Meio Ambiente, conduzindo a votação de todas as emendas e conseguindo aprovar propostas inovadoras.