O Sind-Proifes junto com mais 11 sindicatos de professores federais, integram o PROIFES-Federação, reforçando a força de atuação das entidades. Juntos, temos experiência acumulada com a assinatura de todos os acordos salariais e de reestruturação de carreiras havidos (2007, 2008, 2011, 2012 e 2015), acordos estes reconhecidos pelos poderes legislativo e executivo e, portanto, transformados em lei, representando inclusive a atual legislação que regula as carreiras de MS e EBTT (Lei 12.772/2012).

Neste momento, estamos reivindicando a reposição das perdas acumuladas desde março de 2015 que, de acordo como o IBGE, considerado o IPCA do período e descontado os reajustes obtidos no período de 2016 a 2023 a partir dos acordos firmado entre o PROIFES-Federação e o Governo Federal, perfazem em junho de 2023, 32,8%. Segundo previsões atuais de inflação anual, projeta-se a defasagem salarial em janeiro de 2024 da ordem de 35%, que será então o valor mínimo a ser negociado para reposição.

Mas só teremos força nas negociações, com a sua participação. Nossa carreira precisa da sua participação nesse processo.


Se a decisão de se filiar ou não ao Sind-Proifes for uma questão financeira, temos benefícios que praticamente devolvem o valor pago (ou mais) nas mensalidades. São eles:

  • Saúde protegida: telemedicina com pronto atendimento, telemedicina agendada com especialistas, psicólogos, cardiologistas, endocrinologistas e muito mais;
  • Proteção em emergências cirúrgicas: em caso de urgência cirúrgica, garanta até 15 mil reais de cobertura para você.
  • Descontos em medicamentos: descontos de até 80% em medicamentos nas principais farmácias do Brasil.
  • Tele atendimento para consulta jurídica com nossos advogados: faça você mesmo o agendamento de um tele atendimento com um dos nossos advogados, diretamente em nosso site.
  • Clube SIMPI de descontos: receba descontos em produtos e serviços.

Cobramos o menor valor de mensalidade entre os sindicatos, apenas 0,6% do vencimento básico mais a retribuição por titulação (veja o valor cobrado clicando aqui).

Passamos por maus momentos, essa é a hora de recuperarmos nossos salários, benefícios e melhores condições de carreira.

A hora é agora, precisamos trabalhar juntos. Filie-se clicando no botão abaixo: