SIND-PROIFES PARTICIPOU DO 4º ENCONTGRO NACIONAL SOBRE ASSUNTOS DE APOSENTADORIA DO PROIFES-FEDERAÇÃO NA SEDE DA ADUFC FORTALEZA-CE.

Entre os dias 22 e 24 de novembro, a professora Mst. Mariane Freiesleben, representante do SIND-PROIFES, participou das discussões relacionadas ao 4º Encontro Nacional sobre assuntos de aposentadora do PROIFES-FEDERAÇÃO, o evento contou com a participação de vários representantes sindicais como ADURN, SINDUFMA, SINDIEDUTEC, APUB, ADUFG, ADUSFSCar entre outros.

Na ocasião o PROIFES-FEDERAÇÃO lançou um manifesto em defesa da previdência, onde alerta a população para que não se deixe enrolar pelo discurso fácil de quem quer empurrar a Reforma da Previdência que prejudica os mais pobres, as mulheres, os idosos e os mais vulneráveis, favorecendo somente o mercado financeiro especulativo. Foram deliberados vários temas entre eles: questões jurídicas referentes aos artigos 196 e 184 da Lei 8.112/1990, ações referentes à RSC; ações referentes à política para aposentados, como também o relato sobre as ações do MOSAP ( Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionista). Destes temas foram acordados cinco encaminhamentos: 1. Lutar contra todo tipo de reforma da previdência que retire direito dos trabalhadores; 2. Lutar contra todo tipo de Lei que aumente a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores públicos; 3. Exigir imediatamente a implementação da RSC dos aposentados; 4. Exigir a imediata correção de valores da saúde suplementar, assim como a tabela do imposto de renda; 5. Impetrar mandato de segurança para que o judiciário ordene o MEC a realizar reunião da comissão da CPRSC (Conselho Permanente de Reconhecimento de Saberes e Competências). Na ocasião também ocorreu a apresentação das vivências das ações sindicais com aposentados, onde foi possível perceber os trabalhos realizados junto aos aposentados como grupos de cinema/literatura, contos, escrita científica, bordados, grupos de turismo cultural, palestras entre outros tudo com muita integração e criatividade, por meio de grupos organizados que se encontram com periodicidade mensal. Ao final do encontro o grupo participou de um workshop com a professora Dóris Peçanha, uma prática extremamente prazerosa e inovadora de meditação carinhosamente nomeada de VIDA: Vivencia Intrapsíquica e Desenvolvimento Ambiento-organizacional.