PROIFES participa de posses de novas diretorias do CONIF e CONDETUF em Brasília

O PROIFES-Federação, representado por seu diretor de assuntos sindicais, Valdemir Alves Jr (Sindproifes), e por seu diretor de assuntos do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Rodrigo Bianchi (ADUFSCar-Sindicato), participou nesta terça-feira, 19, em Brasília (DF), das posses das novas diretorias do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e do Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (CONDETUF), que assumiram ambas para mandatos bienais até 2020.

 

Na posse da diretoria do CONDETUF, realizada no início da tarde na sede da Andifes, Bianchi dividiu a mesa com representantes do Ministério da Educação, do CONIF, do Instituto Federal de Brasília, e com Zilmar Rodrigues de Souza, que assumiu a diretoria executiva do CONDETUF. Em sua fala, Bianchi parabenizou a nova diretoria da entidade que reúne 23 unidades escolares em todo o Brasil, e destacou “a disposição do PROIFES em dialogar tanto com o CONDETUF, quanto negociar com qualquer entidade ou governo que queira trabalhar na defesa da educação, ciência e tecnologia, no que tange aos professores federais.”

Na mesma tarde aconteceu em Brasília a posse da nova diretoria do CONIF, também com a presença dos diretores do PROIFES. Na ocasião, o presidente eleito da instituição, Jerônimo Rodrigues da Silva, reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG) defendeu o arquivamento do Projeto de Lei nº 11.279/2019 que altera regras de criação dos institutos federais. “Batalharemos para que seja apresentado um substitutivo que alcance o melhor desfecho para a educação profissional e tecnológica brasileira e para a sociedade”, disse Jerônimo na cerimônia de posse.

O arquivamento do PL, que prevê também a criação de institutos federais e está em tramitação no Congresso Nacional, foi citado como prioridade da Diretoria Executiva que fará a gestão do Conif em 2019. O Conselho pretende dialogar com os relatores das cinco comissões da Câmara dos Deputados antes que a proposta siga para o Plenário. “A diretoria empossada trabalhará pelo arquivamento da proposta encaminhada ao Congresso Nacional no ano passado”, anunciou. “Nosso objetivo é que todos os entes envolvidos possam participar ativamente dessa articulação”, acrescentou.

 

O diretor de assuntos sindicais do PROIFES, Valdemir Alves Jr., que esteve na posse da diretoria do CONIF representando o presidente do PROIFES, Nilton Brandão, destacou os votos de sucesso à nova gestão, e ressaltou “que o PROIFES quer manter o trabalho junto ao CONIF, estreitando laços para discutir importantes temas encaminhados já com a também muito bem sucedida gestão passada, e ajudar na retirada do PL 11.279 junto aos institutos, buscando informações e ações convergentes”.

Nova Diretoria do CONIF

Tomaram posse como vice-presidentes: os reitores do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Virgílio Augusto Sales Araripe (Administrativo); do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Luís Barbosa Nunes (Assuntos Acadêmicos); do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos (Relações Parlamentares); e do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli (Relações Institucionais).

Com informações e fotos de Assessoria de Imprensa / CONIF