Nota da ADIFESP sobre a possível divisão do IFSP

A comunidade do IFSP foi surpreendida nesta semana com a notícia de uma possível divisão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O Reitor do IFSP falou sobre o assunto na reunião do Colégio de Dirigentes (COLDIR) realizada no dia 20/3/2018 e transmitida pelo Youtube.

Segundo palavras do Reitor, o plano de divisão do IFSP nasceu de uma proposta do próprio reitor enviada à SETEC em 2015. Hoje, há um documento no MEC propondo que o IFSP seja divido em três institutos (região leste, região central e região noroeste do Estado de São Paulo).

O Reitor, durante a reunião do COLDIR, mostrou-se favorável a divisão do IFSP com algumas condições.

Após o anúncio do Reitor, deu-se início a uma guerra fratricida entre os câmpus do IFSP. Já há diretor de câmpus disputando “as novas reitorias” e os “novos cargos”.

A ADIFESP entende que uma proposta de divisão do IFSP deva ser debatida exaustivamente pela comunidade - algo que não ocorreu em 2015 e que não está ocorrendo na atual proposta. Afinal, a quem interessa uma divisão feita às pressas sem nenhuma discussão com a comunidade do IFSP? Ao que parece, na proposta de divisão, não há nenhuma intenção de melhorar o nível, a qualidade e a quantidade de cursos ofertados.

Além disso, nós vivemos um momento extremamente delicado de ataques à Educação (cortes de verbas, Reforma do Ensino Médio, Escola sem partido etc.) e de ataques aos Servidores Públicos (Reforma da Previdência, congelamento de salários, destruição das carreiras dos técnico-administrativos etc.)

Assim a ADIFESP vem a público manifestar-se contrária a proposta de divisão do IFSP, pois defende que a comunidade do IFSP - neste momento - esteja unida para enfrentar os diversos ataques que temos sofrido e os que virão.

Diretoria Adifesp